Há 28 anos no mercado de Consultoria especializada nos diversos segmentos de Recursos Humanos, a PMLUZ fornece com qualidade e excelência, os seguintes Serviços:

(clique nos links abaixo)

Mão de Obra
Terceirizada
e Temporária
em todo o Brasil.

Recrutamento e Seleção


A PM LUZ prime por atuar como uma extensão do seu cliente, respeitando seus valores e filosofia; ouvindo-o, conhecendo-o e orientando-o em suas necessidades de contratação de pessoa, seja ela em caráter Efetivo, Temporário, Terceirizado ou Estagiário.
O Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal tem como objetivo captar, escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da empresa. Deste modo, a partir da descrição do perfil do cargo a ser preenchido e das necessidades levantadas pelo gestor e/ou responsável direto, à seleção busca entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar o desempenho do pessoal. O processo de R&S inclui as seguintes etapas:

- Divulgação das vagas;
- Análise curricular com base no perfil solicitado;
- Recrutamento para o processo seletivo;
- Seleção com entrevistas e aplicação de testes psicológicos;
- Apuração de resultados e elaboração de parecer dos candidatos;
- Divulgação de resultados e recrutamento para a entrevista final com o cliente.

Baseada nesta premissa, embora a PM LUZ tenha desenvolvido metodologia própria na elaboração de processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal, também entende a necessidade de flexibilizar e adaptar tais procedimentos a realidade e necessidade do cliente sempre que necessário.

Dinâmica de Grupo


Já há algum tempo, é amplamente reconhecida à importância da utilização das dinâmicas de grupo no que se refere ao desenvolvimento dos valores individuais e coletivos dentro de um determinado segmento social. As dinâmicas são exercícios com espírito lúdico, que têm por objetivo criar oportunidades preciosas de convívio enriquecedor para os participantes, no qual tenta estreitar os laços entre os envolvidos e trazer mais vigor às relações humanas.

As dinâmicas são consideradas instrumentos de grande eficácia no que tangem questões de motivação, criatividade, assertividade, cooperação e outros. São utilizadas para levantar diagnóstico e ajudar a melhorar o trabalho em grupo dentro das instituições, minimizando, mediante a aplicação de exercícios e técnicas, os conflitos embutidos nas relações e no ambiente de trabalho.

Avaliação Psicológica para Atividades de Risco


O risco é o potencial avaliado das consequências prejudiciais que podem resultar de um perigo, expressa em termos de Probabilidade e Severidade, tomando como referência a pior condição possível. Em realidade, o risco é um subproduto do desenvolvimento das atividades. Nem todos os riscos podem ser eliminados, nem todas as medidas imagináveis de mitigação de riscos são economicamente factíveis.

Com isso, a Avaliação Psicológica para Atividades de Risco é executada no ato de admissão dos profissionais que estejam ingressando na área de risco tais como: ambientes confinados, plataformas, navios, e outros, ou seja, lugares que exijam longos períodos de isolamento e/ou afastamento do convívio familiar e social e aqueles que pretendem realizar atividades que coloquem em risco a vida humana, tais como: motoristas, seguranças dentre outros.

A avaliação contempla o perfil psicológico, social e técnico do individuo, a fim de proteger sua saúde e segurança na execução das atividades. Feita de forma específica e diretiva.

Avaliação Periódica (Controle Emocional)


A Avaliação Psicológica no exame periódico da empresa tem como objetivo ter um indicador da saúde mental dos empregados, além de fazer o acompanhamento da saúde mental do trabalhador. A avaliação Psicológica é um processo por meio do qual o psicólogo, com base em diferentes métodos e técnicas, realiza o levantamento de informações relevantes sobre um indivíduo ou grupo e faz inferências sobre seu prognóstico nas atividades que desempenha.

A ideia de inserir uma Avaliação Psicológica no exame periódico surgiu a partir da necessidade de realizar um acompanhamento mais frequente e detalhado da saúde dos empregados voltados para atividades de risco, como por exemplo, o NR33 (Segurança e Saúde nos trabalhos em Espaços Confinados) e o NR35 (Trabalho em Altura). Essas avaliações ocorriam com espaço de tempo superior a um ano, identificando comprometimento em maior ou menor escala na saúde mental desses profissionais. Dessas avaliações foram detectados nível de estresse, aumento do número de doenças físicas associadas ao estresse.

Mediante esses dados, fez-se necessário a avaliação anual de forma preventiva, evitando assim possíveis afastamentos. Essa avaliação deverá ser vista como complemento, continuação de sua qualidade de vida.

Avaliação de Potencial


A avaliação de potencial é uma excelente ferramenta de gestão de recursos humanos, permitindo com que as empresas organizadas e modernas administrem a performance voltada para o futuro de seus funcionários, ou seja, não se limitando apenas a avaliar o desempenho passado e presente do empregado, mas também todo o seu potencial.

Em linguagem empresarial simples, avaliar potencial significa antever o quão "longe" ou "alto" um determinado indivíduo é capaz de chegar a partir de sua atual posição. Significa afirmar que o indivíduo tem as qualidades, ou competências, para se tornar, por exemplo, um Analista, Gerente ou Diretor. Todavia, cabe ressaltar que a Avaliação de Potencial não é uma ciência totalmente exata. Ao contrário, sempre terá um componente não racional.

Treinamento e Desenvolvimento Organizacional


Com base no dinamismo e nas constantes mudanças do mercado de trabalho, Treinamento e Desenvolvimento são utilizados pelas organizações como processos de aprendizagem. Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um determinado cargo.

Considera-se Desenvolvimento um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização, aprimorando o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada.

Com isto, com a utilização deste instrumento, a organização visa manter a competitividade, garantindo profissionais capacitados e qualificados para desempenhar suas funções com excelência.

Avaliação de Desempenho


Conhecer as variáveis que determinam as diferenças entre as pessoas, bem como sua interdependência, é o que possibilita entender e até mesmo prognosticar o comportamento humano. Para tal, faz-se necessário observar o desempenho ou atuação deste indivíduo em alguma atividade (BERGAMINI e BERALDO, 1988).

BERGAMINI e BERALDO (1988) define uma organização como uma realidade social, integrada, por diferentes pessoas, que se comportam realizando atividades – trabalham – no sentido de produzir um resultado final comum, ou seja, atingir os objetivos de um determinado empreendimento. Para o indivíduo, o trabalho na organização resulta na possibilidade de obter algo como retorno. Saber se o produto desta relação custo x benefício para a organização e para o indivíduo, é satisfatório, só é possível mediante a utilização de instrumentos que permitam avaliar, com razoável precisão, o quanto, a organização e o indivíduo, estão obtendo de gratificação.

Com isso, a Avaliação de Desempenho é a observação e análise dos resultados alcançados por um indivíduo no passado recente, circunscrita a um período específico e considerada uma tarefa ou missão clara. Em geral, nos processos de Avaliação de Desempenho é discutido tanto o resultado (em termos de quantidade e qualidade), bem como a forma como se alcançou este resultado (competências).

Inclui as seguintes etapas:

- Desenho de organograma por empresa;
- Descrição do perfil dos cargos;
- Aplicação de inventário junto ao quadro de funcionários;
- Apuração dos dados coletados;
- Elaboração de relatório com os resultados obtidos por equipe;
- Devolução dos aspectos abordados para o desenvolvimento de competências.

Pesquisa de Clima Organizacional


O clima organizacional revela o modo como o colaborador percebe a empresa, seja de maneira positiva ou negativa. Ele afeta diretamente o comportamento das pessoas na organização. Embora não seja tangível, é extremante perceptível dentro do ambiente de trabalho, pois é estabelecido através das relações de convivência na empresa.

Desta forma a Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta administrativa utilizada para compreender o modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas, sinalizando as mudanças necessárias que devem ser implementadas para otimizar a qualidade de vida no trabalho e fidelizar seus clientes internos. Inclui as seguintes etapas:

- Análise Organizacional;
- Aplicação de questionário junto ao quadro de funcionários;
- Apuração dos dados coletados;
- Elaboração de relatório com os resultados obtidos por empresa;
- Devolução dos aspectos abordados com sugestões para melhorias.

Grafologia


A Grafologia tem sido utilizada no mundo inteiro como um instrumento a mais para a seleção de empregados nas empresas. Num sentido amplo, a Grafologia é o estudo da escrita, sedo aplicada para inferir atributos psicológicos, sociais, ocupacionais e médicos de um individuo. Com o uso desta ferramenta no Processo Seletivo, o avaliador consegue abordar as competências organizacionais e do cargo ao qual o individuo esteja concorrendo, independente da região do país. O levantamento das informações ocorrerá mediante perfil profissiográfico do cargo.

Orientação Profissional


Sabe-se que a adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto; é nesse contexto conturbado que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida (Müller, 1998). Na maioria dos casos, quando os jovens são chamados a refletir sobre as dificuldades e possibilidades do mercado de trabalho e de se escolher uma profissão, usam meios não muito seguros, recorrendo a mitos e ideologias que sem dúvida, os tranquilizam e diminuem as suas ansiedades, mas não são verdadeiras saídas (Junqueira, 1999).

Definida como o processo pelo qual o indivíduo é ajudado a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação, a Orientação Profissional (OP) propicia o desenvolvimento do autoconhecimento, aplicando essa compreensão às ocupações (Super & Junior, 1980). Esse autoconhecimento ocorre sob três aspectos: social, familiar e pessoal. Através de instrumentos de avaliação psicológica, dinâmicas, entrevistas e informações ocupacionais este trabalho facilita a tomada de decisão do adolescente nesse período de muitas incertezas e buscas.

Em vista disto, a Orientação Profissional não impõe qual a profissão certa a escolher, mas sim orienta, de acordo com as características e personalidade de cada individuo demonstradas através de suas habilidades, mensuradas por instrumentos científicos, profissões e/ou áreas de possível interesse do estudante.

Readaptação Profissional


A Readaptação Profissional é um processo especial destinado a pessoas graduadas e que estejam em dúvida quanto ao seu aproveitamento e/ou desenvolvimento profissional, tendo como objetivo o autoconhecimento. Através de instrumentos de avaliação psicológica, debates e troca de experiência, o individuo tenderá a visualizar novas escolhas profissionais.

Com isso, a Readaptação Profissional orienta, de acordo com as características e personalidades demonstradas de cada indivíduo áreas de seu interesse e a melhor forma de mudança.

Administração de Pessoal


Mão de Obra Temporária (lei 6.019/74)
Atende a necessidade transitória de substituição do seu pessoal regular, ou acréscimo extraordinário de serviço, por um período de até 90 dias. Para a substituição de férias, licenças, picos de produção.

Mão de Obra Terceirizada
Todo trabalho de recrutamento e seleção, folha de pagamento, capacidade técnica, administração financeira de encargos trabalhistas, quitação de tributos. Com a terceirização há otimização de resultados, mão de obra especializada, qualidade se serviços, menor custo.

Assessoria Jurídica


A PMLUZ possui seu próprio Departamento Jurídico. Isso nos proporciona maior agilidade, melhor análise e mais transparência na confecção de contratos, acompanhamento de processos e atualizações sempre que houver qualquer mudança nas Leis, procedimentos e diretrizes que regem nosso ramo de trabalho.
Nosso Departamento Jurídico pode, inclusive, ser contratado por nossos clientes, caso seja necessário.
Todos os direitos reservados. © 2013 | Desenvolvido por Parceria: Área Restrita