De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante, geralmente que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é o excesso de trabalho, sendo essa síndrome mais comum em profissionais que trabalham sob pressão e responsabilidades constantes, como professores, enfermeiros, policiais, jornalistas, dentre outros.
Os sinais do burnout pode aparecer de diversas formas, como: estresse e cansaço, dores musculares, dores de cabeça, fadiga ou falta de energia, tontura, falta de ar, entre outros sintomas. Outra forma do burnout se manifestar é a partir de dificuldades de concentração, lapsos de memória, sentimento de fracasso, insegurança, negatividade constante, isolamento, baixa produtividade, irritabilidade, etc.
É muito importante a ajuda dos colegas de trabalho, e quanto mais cedo identificarem que determinada pessoa precisa de ajuda, melhor, assim as pessoas ao redor podem oferecer ajuda, nesse momento delicado.
Existem ações e estratégias de prevenção para evitar a síndrome, uma delas é a entrega de conteúdos sobre a temática, levando informação que pode gerar identificação dos primeiros sinais. Junto com essa conscientização, é bastante válido que a empresa tenha um time de psicólogos que possam ajudar no tratamento desse problema.
Outra excelente ação que uma empresa pode ter, é promover e incentivar programas de bem-estar, como o autocuidado, a prática de atividades físicas e meditação, oferecer um espaço de escuta aos funcionários, tudo isso ajuda a estabelecer uma cultura de bem-estar, mostrando que a empresa se preocupa com a saúde do funcionário e valoriza o seu equilíbrio na vida profissional e pessoal.
É interessante deixar claro, que falar sobre saúde mental não é um assunto limitado ao setembro amarelo, e deve ser estendido com um planejamento estratégico anual de gestão de pessoas, trazendo ações contínuas de bem-estar físico e psicológico.
💛 Valorizar a saúde mental e prevenir o burnout, é uma prática de cuidado com o ambiente de trabalho e todos os colaboradores. Sendo um ato importantíssimo a favor da vida.