Os extratos bancários mudaram na última segunda-feira (8), possuindo nomenclaturas padronizadas. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o objetivo é facilitar o entendimento dos clientes, principalmente aqueles que têm a necessidade de acessar contas bancárias em mais de uma instituição.
O extrato bancário é o documento disponibilizado pelas instituições financeiras e que resume as transações realizadas pelo cliente em sua conta bancária.
Como explica o diretor-adjunto da Febraban, Walter Faria, a iniciativa vai padronizar as informações e expandir o acesso da população aos serviços bancários.
“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, afirmou Faria em nota oficial.
Como identificar a operação no extrato?
O extrato bancário é muito importante para a gestão financeira, pois o mesmo apresenta um resumo preciso das transações realizadas em uma conta bancária.
Operações como “depósito de cheque na ATM”, por exemplo, que abrangem as situações em que o cliente deposita um cheque nos caixas eletrônicos da agência, passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
Já as operações de saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Clientes de bancos têm acesso gratuito à até dois extratos bancários com a movimentação dos últimos 30 dias de suas contas-corrente. Para mais solicitações, é necessário verificar com a instituição bancária o valor de possíveis tarifas de emissão de extratos.
Como ter acesso aos extratos bancários?
As formas de emitir um extrato bancário podem variar de acordo com a instituição financeira utilizada pelo cidadão. Porém, as opções mais comuns são o internet banking, aplicativo para telefone celular, agências bancárias, caixas eletrônicos, e central de atendimento telefônico.
Contudo, se houver quaisquer dificuldades no acesso do mesmo, o indicado é contatar diretamente a sua instituição financeira para saber quais são os procedimentos específicos a serem adotados para realização do acesso ao extrato.
O extrato é um grande aliado do controle financeiro, ainda mais para quem não tem o hábito de anotar as suas despesas ou o quanto ganha e gasta.
Por fim, ao compreender e utilizar adequadamente o extrato bancário, é possível tomar decisões financeiras mais embasadas e manter um registro preciso das movimentações.
Nesse post trouxemos a recente notícia sobre as mudanças no extrato bancário. Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, economia, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.