A NR-01 é uma norma de segurança criada pelo Ministério do Trabalho no Brasil para estabelecer as diretrizes gerais de todas as Normas Regulamentadoras (NR). Ao todo são 38 NRs, e cada uma delas aborda riscos específicos e detalhados relacionados a determinadas atividades ou setores de trabalho.
O principal objetivo da NR-01 é estabelecer a obrigatoriedade das empresas na implementação de medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para proteger a integridade física e mental dos trabalhadores. Seu objetivo é promover a segurança, saúde e bem-estar dos funcionários, estabelecendo as diretrizes para a gestão de segurança e saúde no trabalho.
A atualização de agosto de 2024 estabelece novas diretrizes a serem seguidas para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), que abrangem desde a identificação e avaliação até o controle de riscos ocupacionais, englobando desde riscos de acidentes até fatores psicossociais.
A nova redação da norma obrigará as empresas a implementarem medidas para gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores não adoeçam mentalmente devido à sobrecarga ou a ambientes tóxicos. As empresas deverão realizar avaliações contínuas dos riscos e estabelecer estratégias para prevenir situações de assédio e violência no trabalho.
A renovação obrigará as empresas a implementarem medidas para mitigar e gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores não adoeçam mentalmente devido a sobrecarga ou a ambientes tóxicos, demandando o mesmo nível de atenção que outros riscos ocupacionais. Algumas maneiras de lidar com os riscos psicossociais incluem:
- Políticas de prevenção ao assédio: estabelecer e comunicar claramente políticas rigorosas contra o assédio e a violência no ambiente de trabalho, assegurando que todas as denúncias sejam tratadas com seriedade.
- Treinamentos de gestão de estresse: realizar workshops e treinamentos focados na capacitação dos funcionários para gerenciar o estresse e melhorar sua resiliência.
- Fortalecimento da cultura organizacional: promover um ambiente de trabalho positivo, incentivando a colaboração, o respeito mútuo e o reconhecimento das conquistas dos colaboradores.
- Monitoramento constante: implementar ferramentas que permitam a identificação contínua de riscos psicossociais, facilitando uma resposta rápida e eficaz.
- Suporte psicológico: disponibilizar acesso a serviços de apoio psicológico, garantindo que os colaboradores tenham o suporte necessário para lidar com problemas de saúde mental.
As empresas precisam agora identificar fatores como estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e pressão, entre outros, que possam comprometer o bem-estar dos trabalhadores.
As práticas de cuidados com a saúde mental são extremamente importantes para o Grupo PMLUZ, sendo um pilar da organização. Possuímos um canal de denúncias em nosso site, parcerias com o Instituto Você, que promove o autoconhecimento, e endossamos a busca pelo autocuidado através das campanhas mensais.
Nesse post falamos sobre a atualização da NR-01 que trata da inclusão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, economia, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.