Uma medida essencial para tornar o ambiente de trabalho seguro e saudável, é garantir que todas as pessoas estejam cientes de como denunciar assédio no local de trabalho.
Hoje em dia toda empresa precisa dar atenção para esse tema, sabemos que existe um alto número de incidentes envolvendo condutas abusivas. Por esse motivo, não dá para ficar de braços cruzados. As denúncias de assédio moral feitas ao Ministério Público do Trabalho subiram 74% de 2022 até a primeira metade de 2023. Já as queixas de assédio sexual mais que dobraram, subindo de 168 para 340, segundo o G1. Com esse aumento de casos, cabe ao RH e Compliance integrarem ações para melhorar esse cenário e garantir mais segurança e respeito no ambiente de trabalho.
Existem alguns motivos que levam as pessoas a não denunciarem situações em que foram vítimas de comportamentos inadequados, como, por exemplo: o medo da exposição ou de sofrer retaliação estão entre os principais motivos. Por isso, o RH tem um papel muito importante, pois essa área precisará trabalhar para que a cultura organizacional tenha valores, como: ética, transparência e a segurança psicológica.
Quanto mais fácil o colaborador conseguir falar sobre esse assunto, melhor. Uma ótima estratégia é trabalhar com um canal de denúncias, para engajar as pessoas, mostrar que elas não estão sozinhas e garantindo que toda pessoa tenha voz e que todos serão ouvidos!
Outro ponto importante é de incentivar a equipe a denunciar qualquer conduta abusiva, é imprescindível para amparar a vítima e punir o responsável. Além de dar todo o respaldo jurídico necessário. Muita gente pensa que apenas aquelas pessoas com autoridade ou influência sobre os outros, possam praticar assédio… Mas a realidade é bem diferente.
Os casos podem ser classificados em 3 tipos distintos:
· Assédio vertical descendente: ocorre quando algum responsável hierárquico abusa do seu poder;
· Vertical ascendente: acontece quando alguém subordinado ou um grupo agem contra um superior hierárquico;
· Misto: trata-se da conduta abusiva que ocorre na relação entre membros da equipe com o mesmo nível hierárquico.
As pessoas precisam aprender como denunciar e precisam que a empresa ofereça condições para isso. É muito importante, também, conhecer a legislação e o costume jurídico sobre esse tipo específico de conduta.
Fonte da pesquisa: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/04/29/denuncias-de-assedio-sexual-feitas-ao-ministerio-publico-do-trabalho-mais-que-dobraram-no-brasil.ghtml