JANEIRO ROXO: SAIBA MAIS SOBRE A HANSENÍASE

Compartilhe Nosso Conteúdo!

O QUE É A HANSENÍASE?

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. Passados quase 150 anos desde a sua descoberta, profissionais da saúde ainda lutam promovendo campanhas de esclarecimento e ações na mídia para desmitificar a hanseníase.

FORMAS DE TRANSMISSÃO

A transmissão da doença acontece pelas vias aéreas superiores (por meio do espirro, tosse ou fala), e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Também é necessário um contato próximo e prolongado. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, no entanto, cerca de 10% da população não tem essa capacidade de proteção e, por isso, pode adoecer.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

  • Manchas mais claras, avermelhadas, ou mais escuras;
  • Redução da sensibilidade no local associado à perda de pelos e de transpiração;
  • Em algumas fases já instalada no organismo, nota-se alteração ou perda da sensibilidade ao calor e ao frio, dor, fraqueza muscular dos membros e até incapacidade da visão;
  • Nódulos (caroços) no corpo, avermelhados e dolorosos;
  • Diminuição da força muscular das mãos, pés ou face.

DIAGNÓSTICO

Os casos de hanseníase são diagnosticados por meio do exame físico geral dermatológico e neurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas. Os casos com suspeita de comprometimento neural, sem lesão cutânea (suspeita de hanseníase neural primária), e aqueles que apresentam área com alteração sensitiva e/ou autonômica duvidosa e sem lesão cutânea evidente, deverão ser encaminhados para unidades de saúde de maior complexidade para confirmação diagnóstica.

TRATAMENTO

Com o tratamento adequado, é possível alcançar a cura. O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos. Os medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), normalmente nos postos da Atenção Básica. É importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular até o fim para que se cure de forma definitiva, não permitindo o avanço da doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas. Durante 12 meses, o paciente diagnosticado precisa tomar três tipos de antibióticos, fornecidos gratuitamente, e manter acompanhamento mensal.

BUSQUE O SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde e em referência, não sendo necessário internação. Os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares, colegas de trabalho e amigos, além de apoiar o tratamento, também devem ser examinados.

 

Nesse post você aprendeu sobre a Hanseníase.  Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *