O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Atualmente, o câncer de próstata, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. Os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita. Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
- Idade: o risco aumenta com o avançar da mesma. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
- Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Praticar exercícios, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol e ter uma alimentação equilibrada estão entre os cuidados básicos para prevenção do câncer de próstata e, também, uma vida saudável.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece informação e atendimento com equipes multiprofissionais aptas a realizarem diagnóstico e acompanhamento da população em todos os ciclos da vida. Além de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos, procedimentos cirúrgicos e tratamento em hospitais habilitados em oncologia.
Nós da PMLUZ apoiamos esta causa! Assuma o protagonismo da sua saúde.