O banco de horas é uma forma de compensação de jornada que substitui o pagamento do adicional de horas extras por folgas compensatórias ou diminuição de horas da jornada.
Através dele, a empresa é capaz de compensar o colaborador pelas horas a mais que o mesmo trabalhou, possibilitando a redução da jornada quando solicitado.
COMO FUNCIONA O BANCO DE HORAS?
Todos os colaboradores possuem jornadas que nem sempre podem ser cumpridas por completo. Essas variações podem ser por tempo a mais ou a menos. As horas e minutos variáveis são enviadas para um banco, que armazena e soma as horas positivas ou negativas.
O banco funciona de tal maneira que as horas negativas fiquem em forma de “dívida”, e as positivas como um “saldo”. Nesse caso, ao contrário da empresa pagar as horas extras ao funcionário, ela acumula suas horas sobressalentes reduzindo a jornada ou autorizando folgas a ele. E o funcionário, ao invés de ter descontado os dias de sua ausência, pode acumular horas no banco e pagá-las posteriormente.
QUAL A FUNÇÃO DO BANCO DE HORAS?
A principal função do banco de horas é permitir que a empresa e o funcionário tenham uma maior flexibilização da jornada de trabalho. Os colaboradores podem, por exemplo, trabalhar horas a mais, caso seja solicitado pela empresa, em suas jornadas em períodos de alta demanda, e folgas em períodos de baixa demanda.
O QUE É BANCO DE HORAS NEGATIVOS?
O banco de horas negativos acontece quando o funcionário não realiza a restituição de suas faltas ou atrasos, por isso, no seu banco o saldo fica como negativo, ou seja, ele deve horas para a empresa.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS
Uma das principais razões para as empresas adotarem o sistema de banco de horas, é a possibilidade da economia no pagamento de horas extras que ele proporciona. Outro ponto importante de se considerar sobre o porquê adotar o banco de horas, é a redução de processos operacionais. Com menos cálculos e estresse para fechar a folha, o departamento pessoal pode dedicar o seu tempo para outras tarefas, e a empresa ganha mais produtividade.
Outros benefícios são:
- Flexibilidade para empresa e colaboradores;
- Diminui o número de pagamentos indevidos;
- Reduz chances de erros de cálculo;
- Reduz custos;
- Aumento de produtividade.
Nesse post trouxemos informações relacionadas ao banco de horas no regime CLT. Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, economia, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.