RISCOS E CUIDADOS PARA TRABALHO SENTADO

Compartilhe Nosso Conteúdo!

Nos dias atuais, muitas empresas têm buscado promover o bem-estar no dia a dia de trabalho dos seus funcionários, em áreas diversas. Uma das áreas que merecem atenção é a saúde e segurança no ambiente laboral. A manutenção da saúde é de extrema importância para garantir um funcionário apto a executar as suas funções, correndo menos risco de afastamento por acidentes ou doenças, além da redução dos gastos da empresa. Em ambientes onde os profissionais trabalham predominantemente sentados, existem cuidados específicos que devem ser considerados, especialmente no que diz respeito à ergonomia e ao movimento, como o ajuste correto da estação de trabalho e o controle do tempo sentado. Continue lendo nosso artigo para saber mais sobre os riscos enfrentados por quem trabalha sentado.

Principais riscos 

Alguns distúrbios não são exclusivos de atividades repetitivas e cansativas, mas podem ser desencadeados pela posição prolongada, que reduz o fluxo sanguíneo, irrita os nervos e causa microtraumas nos músculos. Algumas das lesões que podem ocorrer por conta da permanência prolongada em uma posição inadequada são LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalhado (DORT).

Sintomas da LER e DORT

Ambas lesões são caracterizadas por uma variedade de sintomas, que podem ocorrer juntos ou separadamente, como dor, formigamento, sensação de peso, fadiga e aparecimento gradual, geralmente nos membros superiores, mas podendo também afetar os membros inferiores.

Dores no corpo

Dores nas costas, região lombar e cervical podem ocorrer por conta da permanência na mesma posição durante longos períodos. A postura incorreta também pode ser um agente causador, gerando dor nos ombros, braços e pernas.

Exercícios e movimento recomendados

Passar longos períodos sentado aumenta o risco de desenvolver diversos problemas crônicos, como os citados anteriormente. Por isso, é importante alternar entre ficar sentado e em pé ao longo do dia. Algumas sugestões de exercícios e movimentos que podem ser incorporados no ambiente de trabalho incluem:

Alongamentos: esticar os músculos por 15 a 30 segundos pode ser extremamente benéfico. O objetivo é contrabalancear as posições estáticas mantidas durante o dia.

Movimentos intervalados: intercalar movimentos ao longo do dia ajuda a combater os efeitos negativos da tensão muscular sobre a circulação. É recomendado caminhar pelo menos 10.000 passos por dia e levantar-se da cadeira a cada 30 a 60 minutos.

Implementar essas práticas pode aumentar significativamente a qualidade de vida dos funcionários e reduzir os riscos associados ao trabalho sedentário.

Nesse post falamos sobre a importância da resolução de conflitos no ambiente laboral. Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, economia, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *