SÍNDROME DE BURNOUT

Sindrome-de-Burnout-Pmluz
Compartilhe Nosso Conteúdo!
A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma condição mental que ocorre quando uma pessoa é submetida a situações de trabalho desgastantes, ou seja, aquelas que exigem alta responsabilidade ou até mesmo uma competição exagerada.
Essa síndrome surge devido ao excesso de trabalho associado à pressão. Entre as razões para o surgimento da Síndrome de Burnout, merece destaque a imposição de metas difíceis de serem alcançadas pelos superiores aos seus subordinados. A pessoa se sente, então, sobrecarregada e, ao mesmo tempo, incapaz, pois deseja atender às expectativas, mas não possui os meios necessários para isso.
Quais as causas dessa síndrome?
As principais causas da Síndrome de Burnout são o estresse crônico e a tensão emocional gerados no ambiente de trabalho por condições físicas, psicológicas e emocionais desgastantes. Essa doença mental está ligada ao trabalho e é derivada exclusivamente das situações que ocorrem no âmbito profissional.

 

Sintomas

Os sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são muitos, e você não precisa sentir todos eles para ser diagnosticado. Na maioria das pessoas, os sintomas aparecem de forma leve e vão piorando com o passar do tempo. Os portadores da Síndrome de Burnout geralmente pensam que estão apenas cansados e que se trata de um mal-estar passageiro.

É importante estar atento ao sentir um ou mais sintomas listados a seguir, procure ajuda especializada. Essa síndrome evolui muito rapidamente para casos severos de depressão e ansiedade. Atente-se se você estiver sentindo:

📌 exaustão extrema, física e mental;
📌 dor de cabeça frequente;
📌 alterações no apetite: sentir mais ou menos fome;
📌 insônia;
📌 sentimentos de fracasso e insegurança;
📌 dificuldades para se concentrar;
📌 pensamentos negativos constantes;
📌 sentimentos de derrota e incompetência;
📌 desânimo;
📌 alterações de humor;
📌 aumento da pressão arterial;
📌 dores musculares;
📌 isolamento;
📌 alteração dos batimentos cardíacos;
📌 problemas no sistema gastrointestinal (estômago e intestino).

Como prevenir a Síndrome de Burnout?

Para prevenir a Síndrome de Burnout, você deve definir algumas estratégias para diminuir o estresse e a pressão no trabalho. Ninguém melhor do que você para escolher o modo como vai agir ao desempenhar suas atividades profissionais visando a prevenir a síndrome.

Dicas para prevenção de Burnout:

  • Fuja da rotina diária. A rotina cansa e desgasta o ser humano, por isso faça atividades diferentes: vá a um restaurante novo, passeie por lugares que você gosta ou conheça novos lugares, etc. Seja sozinho, seja acompanhado, com ou sem dinheiro, busque atividades que lhe proporcionem prazer e sejam diferentes do que você faz todo dia.
  • Quando não estiver no trabalho, participe de atividades que lhe proporcionem prazer junto aos familiares e amigos. Desde encontros naquele seu lugar favorito ou uma ida ao cinema;
  • Defina pequenas metas para sua vida profissional e pessoal, mas se lembre de não exagerar nos objetivos, porque, caso isso aconteça, o efeito pode ser o contrário, pois você estará aumentando sua autocobrança, e isso não será nada bom;
  • Evite estar com pessoas negativas que falam mal do trabalho e de outras pessoas. Tente manter o pensamento positivo. Se não conseguir pensar positivo, ao menos tente diminuir as ideias negativas;
  • Converse sobre seus sentimentos. Você pode desabafar com um amigo próximo ou procurar ajuda especializada por meio de psicólogos e terapeutas, não tenha vergonha de pedir ajuda;
  • Não abuse de álcool, tabaco ou outras drogas ilícitas, pois elas aumentam a confusão mental e fazem parecer que tudo está muito pior do que realmente está. Piorando assim, os sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *