VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE-MEIO E ATIVIDADE-FIM?

atividade-meio-e-atividade-fim-pmluz
Compartilhe Nosso Conteúdo!

Esses dois conceitos são bastantes usados no mercado de trabalho para diferenciar o núcleo das operações empresariais das funções de apoio, que são:  “atividade-meio” e “atividade-fim”. Sendo vitais para o sucesso e o desenvolvimento das empresas atuais. Qual a diferença entre essas duas atividades? Elas representam as tarefas executadas internamente pela empresa.

A atividade-meio, não está diretamente relacionada a produção final da empresa, ao seu objetivo principal, vamos dizer assim. Mas contribui de forma geral para suas operações. Podemos dar como exemplo, o departamento de limpeza em uma empresa de moda. Mesmo sendo necessário ter colaboradores para manter a limpeza, essa função não tem nenhuma relação direta com o serviço/produto final da empresa.

Já a atividade-fim, representa a sua principal atividade, a sua essência, o que ela realmente produz, de acordo com seu contrato social. Para dar um exemplo nesse caso, uma empresa de moda, mencionada anteriormente, tem a produção de roupas como seu produto final, sendo a sua atividade-fim. Essa atividade é a central da empresa, por isso seus colaboradores contratados para essa área, precisam ter um profundo conhecimento do que a empresa faz, passar por treinamentos e sempre se atualizar com os detalhes da organização. Isso irá contribuir para o sucesso da organização.

Por outro lado, a atividade-meio, foca em outras funções, que embora importantes, não estão diretamente relacionadas ao cerne das operações da empresa. Você sabia que uma empresa pode terceirizar qualquer atividade, inclusive a “atividade-fim”? Que como vimos, é a atividade principal da organização.

Sim, e a terceirização vai contribuir e muito para o sucesso dos seus negócios! Existem inúmeras vantagens ao se terceirizar um serviço, tanto para a empresa quanto para o colaborador! Como, por exemplo: menos custos trabalhistas e despesas gerais; dedicar seu tempo naquilo que você tem expertise; controle do fluxo de caixa; risco gerenciado; estrutura administrativa mais simplificada; maior competitividade, há maior agilidade nas decisões do negócio.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato AGORA mesmo conosco clicando aqui e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *