Com a campanha de Abril Verde ainda em vigor, e após termos estabelecido a importância da prevenção de acidentes no ambiente laboral, traremos aqui um compilado de informações, tendo como objetivo garantir a integridade física e emocional dos funcionários. As dicas aqui presentes podem ser colocadas em prática tanto pela equipe, no seu dia a dia, como incentivadas pela gestão, mantendo em mente a necessidade da saúde do colaborador como o propósito principal. Confira a seguir todas essas dicas!
GARANTA O USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
No segmento industrial e de construção civil, são EPIs básicos as botas, luvas reforçadas, óculos e protetores auriculares. Além disso, os trabalhadores devem obrigatoriamente usar capacetes e, assim como na indústria, cinto trava-quedas. Os itens citados acima protegem os trabalhadores de eventuais choques causados por materiais em queda livre. Também servem para proteger a visão da exposição às luzes de equipamentos de solda e resguardar a audição do excesso de ruído causado por máquinas em operação.
GARANTA A SINALIZAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO
Parte dos acidentes de trabalho são causados pela falta de informação sobre os riscos que o ambiente laboral apresenta. Mitigar esse tipo de risco é o objetivo da sinalização de segurança, que é o conjunto de todos os elementos de comunicação visual que informam e auxiliam na identificação de áreas de perigo e medidas de segurança. É uma solução em locais onde há circulação de pessoas, em especial nos ambientes de trabalho.
TENHA ROTINAS DE TREINAMENTO
Os riscos à segurança estão presentes por toda a parte e podem se materializar de diferentes maneiras. É necessário que todos os trabalhadores saibam o que fazer caso algo ocorra fora dos padrões de funcionamento e organização do dia a dia na empresa. Todo e qualquer treinamento é válido para manutenção da qualidade dos profissionais e para garantir a proteção constante dos trabalhadores.
HOUSEKEEPING (ORGANIZAÇÃO)
Rotina de autoavaliação das condições locais ambientes relacionados a organização, limpeza, manutenção, iluminação, pintura, e higiene afim de prover um ambiente de segurança para todos os usuários da base, internos e externos.
ATUALIZE SEUS COLABORADORES
Aprender com eventuais erros torna-se relevante para que os mesmos não se repitam. Portanto, é importante que haja a transparência na comunicação com os trabalhadores quanto aos acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. A placa da CIPA faz parte dos materiais de comunicação visual do setor de segurança do trabalho. Tem a função de motivar os funcionários de resguardar a segurança no ambiente de trabalho.
ESTIMULE O TRABALHO EM EQUIPE
A manutenção da segurança do ambiente laboral depende das ações e reações de cada funcionário presente, trabalhando em conjunto. Nesse caso, é necessário estimular o espírito de equipe, onde não somente o funcionário se cuida por si, mas também pelo próximo, e por quem o ama.
TENHA CUIDADO COM A OPERAÇÃO DE MÁQUINAS
Os acidentes com máquinas estão entre as principais causas de mortes e lesões graves no ambiente de trabalho. Nesse aspecto, é fundamental que as empresas façam revisões periódicas e cuidem da manutenção preventiva, além de treinar seus trabalhadores para operá-las corretamente. É de responsabilidade dos colaboradores seguir as orientações, sem alterar protocolos; avisar o superior imediato caso perceba problemas com equipamento de proteção ou dispositivo de segurança; participar dos treinamentos oferecidos pela empresa, e cooperar para o cumprimento das normas de segurança.
Nesse artigo, falamos sobre as dicas de prevenção de acidentes de trabalho. Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, economia, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.