O processo de contratação possui diversas etapas, dentre elas, o recebimento de documentos do candidato. O processo é finalizado somente quando todos os documentos forem recebidos, verificados, e devidamente arquivados. Até chegar a essa fase, após receber a aprovação pelo RH, o candidato é considerado um pré-colaborador e deverá passar pela parte burocrática de uma contratação no regime CLT: a entrega da documentação.
A entrega dos documentos para admissão existe para que todos os dados possíveis do novo contratado sejam inseridos no sistema de gestão de colaboradores, no qual irá constar o seu contrato de trabalho, registro da folha de pagamento e, a partir desta data, ele estará oficialmente contratado. Entender que essa é uma fase obrigatória em todas as organizações faz com que o Departamento Pessoal dê uma atenção especial e invista em melhores práticas para otimizar um processo tão formal e torná-lo mais humanizado.
É durante o processo de admissão que o profissional terá que enviar uma série de documentos ao departamento pessoal, para que a empresa possa realizar a formalização do contrato de trabalho dentro dos termos da lei. Vale ressaltar que a admissão de uma pessoa só pode ser efetivada a partir da apresentação dos dados contidos em documentos oficiais e com valor legal, visto que a regularidade da própria organização depende disso.
Como cada empresa tem uma forma específica de efetivar esse passo, neste post vamos informar a relação de documentos obrigatórios na hora de contratar um novo colaborador.
Quais documentos para admissão devem ser entregues pelo colaborador?
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Original e cópia da carteira de trabalho (CTPS);
- Inscrição no PIS/Pasep;
- Foto 3×4;
- Cópia do título de eleitor;
- Original e cópia da carteira de habilitação (CNH) (caso o cargo utilize veículo, atentar para a categoria exigida);
- Cópia do comprovante de endereço;
- Cópia do comprovante de escolaridade;
- Original e cópia do registro profissional emitido pelo órgão da classe (caso solicitado pela empresa);
- Cópia da certidão de nascimento (caso solteiro) ou certidão de casamento (caso casado);
- Cópia do certificado de reservista (para homens entre 18 e 45 anos);
- Original do atestado de saúde ocupacional (obtido em uma clínica de exame admissional);
- Cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos;
- Cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar para filhos de até 7 anos;
- Original e cópia da carta de referência (caso solicitado pela empresa).