BRASIL CRIA 244,315 MIL EMPREGOS FORMAIS EM MARÇO

Compartilhe Nosso Conteúdo!

O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (janeiro/2024 a março/2024), o saldo foi positivo em 719.033 empregos, o que representa um aumento de 34% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Segundo o Ministério do Trabalho, a geração de vagas com carteira assinada também é a maior, para meses de março, desde o início da série histórica do novo CAGED, em 2020.

Primeiro trimestre

De acordo com o Ministério do Trabalho, 719,03 mil empregos formais foram criados no país nos três primeiros meses de 2024. O número representa alta de 33,9% na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram criadas 536,9 mil vagas com carteira assinada.

Ao final de março de 2024, o Brasil tinha saldo de 46,24 milhões de empregos com carteira assinada.

Setores

Os números do Caged de março de 2024 mostram que foram criados empregos formais em quatro dos cinco setores da economia. O maior número absoluto foi no setor de serviços, com a indústria em terceiro lugar, atrás apenas do comércio.

Regiões do país

Os dados também demonstram as vagas de acordo com as regiões do país, com o sudeste liderando, em seguida o sul e centro-oeste.

Caged x Pnad

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) consideram os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem os informais.

Portanto, os resultados não são comparáveis com os números do desemprego divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto que os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar e abrangem também o setor informal da economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *