ENTENDA O CONCEITO DE ESG

Compartilhe Nosso Conteúdo!

Ainda pouco conhecido fora dos círculos especializados, o conceito de ESG está cada vez mais presente no dia a dia das empresas no mercado. Inicialmente é uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O ESG é uma jornada de transformação dos negócios e envolve a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos.

A formalização do ESG começou em 2004, e dois anos depois, a ONU lançou seus Princípios para o Investimento Responsável, uma estrutura para incorporar questões ESG ao investimento.

Tais práticas estão assumindo uma importância ainda maior graças aos eventos recentes: as empresas têm a responsabilidade e os recursos para realizar ações climáticas positivas, construindo um futuro mais sustentável e resiliente e “colocando dinheiro onde ele precisa estar”.

A letra E, da sigla, representa o impacto que uma empresa causa no ambiente natural. Isso inclui questões como poluição, o uso de recursos naturais (água, terra, árvores) e as consequências para a biodiversidade (a variedade de vida na Terra), bem como tenta minimizar a nossa pegada ambiental (eficiência energética, agricultura sustentável, edifícios verdes). Isso inclui a redução de emissões de gás carbono e outros gases poluentes, o uso eficiente de recursos naturais, a gestão sustentável de resíduos, a adoção de fontes de energia renovável e mais eficientes, além da preservação da biodiversidade, do ar e da água.

A letra S, de responsabilidade social, da sigla, indica os fatores que afetam as pessoas – sejam funcionários, clientes ou a sociedade em geral. Engloba as políticas externas para o bem-estar e tratamento justo de colaboradores assim como o envolvimento com a comunidade local. Inclui também iniciativas para a defesa dos direitos humanos e a diversidade de fornecedores.

A letra G, de governança, da sigla, está ligada ao fato de uma empresa administrar seus negócios de maneira responsável. Envolve ética nos negócios e conformidade com as regulamentações, práticas de equiparação, bem como uma política de transparência, responsabilidade fiscal, combate à corrupção, garantia dos direitos dos acionistas e compliance.

Trabalhar com ESG na cultura e na prática diária das atividades nas empresas é estabelecer um cenário positivo em vários aspectos, que separamos e listamos alguns deles a seguir, como inovação e resiliência a riscos, atração de talentos e de capital e aprimoramento da reputação e fidelidade do cliente.

Adotar o ESG ajuda a construir uma confiança sólida e positiva no mercado. Pode resultar em uma base de usuários mais fiel e engajada. Consumidores que se identificam com os valores e práticas de uma empresa têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis e defensores da marca.

Mais do que uma tendência, as práticas de ESG são fatores de competitividade no ambiente de negócios em geral. A sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança. A PMLUZ apoia e participa desta causa. E você?

 

Nesse artigo, falamos sobre o que compõe a sigla ESG e a que se trata. Você pode continuar se informando sobre recursos humanos, economia, mercado de trabalho e o mundo empresarial acessando a aba “Notícias” em nosso site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *